Deputado pede ao Inep que Enem seja realizado em fevereiro no AM

Deputado pede ao Inep que Enem seja realizado em fevereiro no AM

Decisão da Justiça suspendeu aplicação das provas em janeiro em todo o estado devido a pandemia de coronavírus

Após a Justiça Federal do Amazonas suspender a aplicação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em todo o estado devido ao aumento de casos de covid-19, o deputado Marcelo Ramos Rodrigues (Partido Liberal) gravou um vídeo pedindo ao Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) para que as provas sejam realizadas em fevereiro.

O Enem, que tradicionalmente é aplicado em novembro, foi adiado para este mês de janeiro devido ao risco de contágio por coronavírus. As provas impressas serão aplicadas nos dias 17 e 24 e a versão digital no dia 31 de janeiro e 7 de fevereiro. Estudantes que estiverem com covid-19 poderão fazer nos dias 23 e 24 de fevereiro.

O deputado argumenta que “Manaus vive uma catástrofe sanitária e seria absurdamente temerário deslocar milhares de estudantes para as escolas, com aglomeração”. 

No entanto, o deputado pede ao Inep “que aproveite os dias 23 e 24 de fevereiro, quando está marcada a reaplicação da prova para aqueles que estão com covid, para realizar o Enem de todos os estudantes do estado do Amazonas”.

 O Amazonas tem 219.544 casos confirmados de covid-19, com 5.879 óbitos, segundo dados do Ministério da Saúde.

O presidente do Inep, Alexandre Lopes, e o ministro da Educação, Milton Ribeiro, estavam em tratativas com o prefeito de Manaus, David Almeida, e com o governador do Amazonas, Wilson Lima, para buscar uma solução para a aplicação do Enem. A decisão da Justiça derrubou qualquer tentativa de acordo.

FONTE: R7.COM

Deixe uma resposta