Vanusa deve ser lembrada pela cantora que era, e não por um erro

Vanusa deve ser lembrada pela cantora que era, e não por um erro

Ela fez grande sucesso no passado e é dona de voz e performances características; Vanusa chegou a incomodar até mesmo Elis Regina

Vanusa foi uma grande cantora. Uma das maiores da MPB durante muito tempo e é por isso que tem de ser lembrada. Para muita gente, hoje, Vanusa é mais conhecida por seu erro ao cantar o hino nacional há alguns anos. Essa falha fez com que ela viralizasse na internet, virasse meme e foi, enfim, motivo de piada.

Acontece que Vanusa tinha uma grande voz e fazia interpretações sensacionais de músicas importantes. Manhãs de Setembro é uma delas. Paralelas, de Belchior, é outra. Essas são duas das mais conhecidas, mas há muito mais que merecem ser redescobertas e ouvidas por mais gente. Tem Pra Nunca Mais ChorarSonho de um PalhaçoMudançasComo Vai Você, entre outras.

Leia mais: Vanusa morre em Santos aos 73 anos

Com uma carreira que começou ali na metade dos anos 60, Vanusa conseguiu fazer uma passagem no período final da Jovem Guarda e, nos anos 70, é que virou uma cantora muito famosa em todo o Brasil.

Com uma elegância rara, os cabelos loiros com franja longa cobrindo um dos olhos, que virou sua marca registrada, Vanusa era presença frequente nos programas de TV. Teve músicas em trilhas sonoras de novelas e até foi atriz ao lado de Ronnie Von na novela Cinderela 77, em 1977.

Muito conhecida por seus hits ligados à MPB, a cantora também flertou com o rock e a psicodelia. O que mostra a versatilidade da artista que nos deixou na madrugada deste domingo, aos 73 anos.

É verdade que, a partir dos anos 80, ela se perdeu um pouco na carreira. Gravou pouco, e soltou álbuns irregulares. Foi aí que passou a ser considerada ultrapassada, talvez até cafona. Mas não se engane: isso não diminui em nada sua obra e talento.

Keila: Vida de Vanusa foi marcada pela violência e dor desde a infância

Vanusa não foi uma cantora qualquer, dessas que a gente esquece rapidamente. Foi gigantesca, capaz de incomodar Elis Regina. Por isso mesmo, não merece ser lembrada por uma falha, um meme. Procure conhecer o trabalho de Vanusa. Ela merece.

FONTE: R7.COM

Deixe uma resposta