Você está visualizando atualmente Chapa sustentável: Boticário inicia projeto pioneiro de reaproveitamento de materiais de baixa reciclabilidade

Chapa sustentável: Boticário inicia projeto pioneiro de reaproveitamento de materiais de baixa reciclabilidade

Iniciativa reafirma compromisso na redução do impacto ambiental por meio dos resíduos coletados pelo Boti Recicla, maior programa de logística reversa do Brasil

O Boticário segue inovando quando o assunto é beleza sustentável. A marca, pertencente à sexta companhia de beleza mais sustentável do mundo em 2020, de acordo com a Dow Jones, traz ao mercado a chapa sustentável – uma matéria-prima inédita utilizada nos mobiliários de suas lojas ânfora, produzida a partir de materiais de baixa reciclabilidade, como plásticos misturados, e com alta sujidade. A iniciativa, pioneira no mercado, foi desenvolvida em parceria com a Mão Colorida, empresa especializada em projeção e construção de pontos de venda, e reforça o compromisso de reduzir, cada vez mais, os impactos ambientais da cadeia produtiva da marca, como um todo – com uma atuação consistente em relação à sustentabilidade. 

Além de utilizar plásticos misturados, a chapa sustentável também pode ser composta por pó de madeira e MDF, tecido e isopor. Juntos, os insumos passam por um processo de transformação que utiliza um misturador e realiza a liga por atrito – sem qualquer adição química para a fusão – misturando e transformando os materiais em uma nova massa. Em seguida, esse conteúdo passa por uma prensa personalizada, que a transforma em nova matéria-prima: uma chapa altamente resistente aos impactos e com aplicabilidade diversa. 

“Nós procuramos trazer de volta para a cadeia de produção os materiais de baixíssima reciclabilidade que, hoje, têm como destinação final os aterros sanitários. Além disso, queremos ressignificar o uso do MDF, que é um material não reciclado e tampouco reciclável, enquanto a chapa sustentável, que tem durabilidade e performance superior à deste material, contribui para um planeta mais limpo. A cada metro quadrado utilizado, nós  retiramos mais de 23 kg de resíduos que poderiam ter seu destino nos aterros e lixões das cidades”, comenta Frederico Groke, Diretor comercial & Novos negócios da Mão Colorida. 

Para O Boticário, transformar o cenário atual, em que o Brasil descarta cerca de 2 mil toneladas de lixo de forma irregular por dia, sendo o quarto maior produtor de lixo no mundo, é um pilar emergencial. Por isso, o projeto busca promover soluções construtivas e mais ecológicas para os pontos de venda. A iniciativa será utilizada, primeiramente, no modelo ânfora de lojas da franquia – em que será possível encontrar os mobiliários construídos em metal e com a chapa sustentável – 100% dos materiais que compõem o mobiliário são recicláveis. 

A chapa sustentável, lançada oficialmente no evento Sustentabilidade com o Google, organizado pela multinacional de serviços online, já está presente em 20 lojas ânforas do Boticário e ganha cada vez mais notoriedade no mercado. Em novembro, a iniciativa conquistou ouro na categoria Ecoeficiência do POPAI Brasil, pela implementação na unidade do Shopping Boulevard em Curitiba. Esta premiação reconhece os mais originais e eficazes projetos de arquitetura comercial, visual merchandising, comunicação visual, displays e materiais no ponto de venda. 

“Vemos na chapa sustentável um potencial gigantesco e queremos expandir, cada vez mais, sua presença em nossas lojas físicas. O objetivo é que, em um futuro próximo, todas as lojas ânforas contem com mobiliários compostos por essa matéria-prima inovadora, que vem para fortalecer nossos compromissos sustentáveis e ressaltar a preocupação da empresa em desenvolver soluções modernas e alinhadas aos nossos propósitos”, ressalta  Catarina Parente, Diretora Executiva de Brand Experience, do Grupo Boticário.

Boti Recicla 

Os materiais que são utilizados na construção da chapa sustentável são recolhidos por meio do Boti Recicla, o maior programa de logística reversa do país em pontos de coleta do mercado de beleza. A operação de logística reversa foi criada em 2006 e conta, atualmente, com mais de 4 mil pontos de coleta espalhados pelo Brasil. Para estimular o descarte correto, a marca oferece descontos para quem entregar três ou mais embalagens de produtos (de qualquer marca do setor de cosméticos), a partir de R$150 reais em compras, em qualquer ponto físico ou até mesmo, para as revendedoras de venda direta. 

Os materiais recolhidos pelo programa são comprados das cooperativas parceiras do Grupo Boticário e usados para esta iniciativa, o que endossa os compromissos para o futuro sustentável que a marca assumiu, como minimizar o impacto ambiental causado pelos resíduos sólidos. 

“A chapa sustentável surge com a oportunidade de agregar mais uma iniciativa ao programa de logística reversa de embalagens Boti Recicla, com o propósito de acreditar que uma embalagem vazia pode estar cheia de futuro. Com isso, conseguimos repensar o ciclo de vida destes materiais, promovendo a destinação correta e a reciclagem por meio de logística reversa dos nossos produtos, com isso gerando menos impacto”, conclui Catarina. 

Sobre O Boticário  

O Boticário é uma empresa brasileira de cosméticos e marca primogênita do Grupo Boticário. A marca de beleza mais amada e preferida dos brasileiros* foi inaugurada em 1977, em Curitiba (Paraná), e tem a maior rede franqueada** de Beleza e Bem-estar do Brasil com pontos de venda em 1.650 cidades brasileiras e com presença em 15 países. O Boticário conta com um amplo portfólio composto por itens de perfumaria, maquiagem e cuidados pessoais e está presente nos canais de loja, venda direta e e-commerce. Comprometida com as pessoas com o planeta, a marca possui o maior programa de logística reversa em pontos de coleta do Brasil, o Boti Recicla. Além de fazer parte do movimento Diversa Beleza – um compromisso com a beleza livre de estereótipos - e não realiza testes em animais.

FONTE: OSANILDE OLIVEIRA ASSESSORIA O BOTICÁRIO

Deixe um comentário