You are currently viewing Onda de calor persiste em SC, e temperatura pode chegar a 42ºC

Onda de calor persiste em SC, e temperatura pode chegar a 42ºC

Segundo a Defesa Civil, tendência é que tempo mude entre quinta (27) e sexta-feira (28) com a aproximação de uma frente fria

A onda de calor persiste nos estados do Sul, e os termômetros devem marcar 42ºC em Santa Catarina, de acordo com a Defesa Civil. O tempo amanheceu firme em todas as regiões do estado nesta segunda-feira (24). As temperaturas continuam elevadas e podem chegar aos 42°C no oeste, variam de 36°C a 40°C no litoral sul e oscilam entre 32°C e 38°C nas demais áreas.

No fim da tarde, há risco de temporais, especialmente no oeste catarinense e áreas dos planaltos, por causa do calor e da umidade. O risco de ocorrências é considerado moderado. Segundo a Defesa Civil, haverá ventos no litoral com intensidade fraca a moderada. Nas demais regiões, ventos com direção variável.

O calor intenso persiste na terça-feira (25), com risco alto a muito alto de transtornos. São esperadas temperaturas máximas de 37°C a 42°C na parte oeste e no litoral sul e entre 32°C e 38°C nas demais áreas.

Entre a tarde e a noite, estão previstos temporais isolados, com risco baixo a moderado de ocorrência especialmente na metade oeste do estado. Também estão previstos ventos nordeste no litoral, com intensidade fraca a moderada.  Nas demais regiões, vento com direção variável.

Tendência de mudança

A quarta-feira (26) será mais um dia marcado pelo calor intenso em Santa Catarina, segundo a Defesa Civil. O dia amanhece com sol entre nuvens, entretanto há aumento de nebulosidade em relação aos dias anteriores no período da tarde, sinalizando um padrão de mudança nos dias seguintes.

No fim da tarde e ao longo da noite, há condições para temporais isolados em todo o estado. São esperadas temperaturas máximas de  36°C a 40°C na porção oeste e no litoral sul e entre 30°C e 36°C nas demais áreas. E previstos ventos nordeste e norte com intensidade moderada e rajadas de até 45 km/h nas áreas litorâneas.

A tendência, segundo o órgão, é que o tempo mude entre quinta (27) e sexta-feira (28) com a aproximação e passagem de uma frente fria. A chuva avança pelo estado de forma organizada e as temperaturas diminuem significativamente, quebrando o padrão da onda de calor.

FONTE: AGÊNCIA BRASIL-EBC

Deixe um comentário