You are currently viewing 5G chega hoje (29) em Porto Alegre, João Pessoa e Belo Horizonte

5G chega hoje (29) em Porto Alegre, João Pessoa e Belo Horizonte

Depois de Brasília, no início do mês, Porto Alegre (RS), João Pessoa (PB) e Belo Horizonte (MG) estão recebendo o 5G na faixa de 3,5 GHz nesta sexta-feira (29). Considerado o “5G de verdade”, a tecnologia alcança velocidades de até 1 Gbps.

São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Goiânia e Salvador devem ser as próximas cidades a receber o sinal da internet rápida. De acordo com o Ministério das Comunicações (MCom), o prazo para que as capitais recebam a nova tecnologia é até setembro deste ano. Depois disso, de forma gradual, o 5G vai chegar a todos os municípios brasileiros até o fim de 2029.

Além de downloads e uploads que podem ser até 10 vezes mais rápidos do que o 4G, o 5G oferece baixa latência (que é muito útil para jogos online) e melhores conexões para a indústria. Especialistas também argumentam que a novidade será muito benéfica para a popularização dos dispositivos inteligentes que automatizam a casa.

Depois de vários atrasos, o Leilão do 5G foi realizado em novembro de 2021. De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o certame conseguiu um valor recorde de R$ 46,7 bilhões, cujo valor será investido em grande parte em investimentos de infraestrutura.

Além das operadoras tradicionais que já atuam nacionalmente (Tim, Vivo e Claro), o leilão confirmou a presença de seis empresas que vão atuar com a nova tecnologia no país: Cloud2U, Winity, Brisanet, Consórcio 5G Sul, Neko Serviços e Flylink.

FONTE: Tecmundo

Deixe um comentário