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Banese alcança maior volume de ativos de sua história no primeiro semestre do ano

O resultado foi obtido graças ao crescimento constante das captações. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (15).

Os ativos totais do banco superaram a marca de R$ 8,2 bilhões no primeiro semestre de 2022, um crescimento de 12,7% no comparativo anual e de 3% em relação ao primeiro trimestre do ano. Além disso, o patrimônio líquido do Banese foi ampliado em 8,3% e as operações de crédito tiveram aumento de 14,3% em doze meses.

O Banese obteve lucro líquido de R$ 16,5 milhões nos primeiros seis meses do ano. O desempenho foi alcançado pela continuidade da estratégia de vendas, com destaque para as ações direcionadas para o crédito nos canais digitais e correspondentes bancários, bem como pela ampliação dos convênios com empresas, prefeituras e outros órgãos públicos para a oferta de crédito consignado. No mesmo período, contribuiu para o atingimento do resultado o aumento do percentual de inadimplência e das provisões para créditos de liquidação duvidosa, bem como pelo maior volume de investimentos em tecnologia, com destaque para o banco digital do Banese, o Desty.

O presidente do Banese, Helom Oliveira, ressalta que mesmo em um cenário econômico desafiador, marcado pelo avanço da inflação e da inadimplência no país, o Banese registrou um importante crescimento no período, em especial em suas operações ativas. “Crescemos de forma sustentável e com um nível de responsabilidade e segurança que o momento exige. Enquanto atravessamos as adversidades, continuamos nos preparando para o futuro com investimentos significativos em inovação e nas jornadas digitais, com foco na experiência do cliente, na qualificação profissional dos nossos funcionários, e na oferta de produtos e serviços que satisfaçam as necessidades das pessoas”, destaca o presidente.

Crédito e captação de recursos

A carteira de crédito do Banese alcançou a marca de R$ 3,5 bilhões ao final dos primeiros seis meses do ano. O valor representa um aumento de 14,3% em relação ao mesmo período de 2021. Do total registrado, o crédito comercial (modalidade de crédito de livre destinação) correspondeu a R$ 2,5 bilhões, tendo crescido 15,2% nos últimos 12 meses.

A carteira de desenvolvimento, destinada aos setores imobiliário, rural e financiamento, cresceu 14,1% no último ano e chegou a 21,7% do volume de crédito total da instituição, totalizando um saldo aplicado de R$ 760,6 milhões. O aumento foi impulsionado principalmente pelo crédito destinado à agropecuária.

O Banese mantém a liderança do mercado de crédito com recursos livres de Sergipe, com 36,1% de participação, segundo os dados mais recentes divulgados pelo Banco Central do Brasil.

O total de recursos captados ao final do segundo trimestre alcançou R$ 7,3 bilhões, um acréscimo de 14,8% em 12 meses, reflexo principalmente do crescimento dos depósitos a prazo (CDB/RDB).

Banese Card

Os produtos da Sergipe Administradora de Cartões e Serviços S.A. – SEAC transacionaram R$ 1,5 bilhão no primeiro semestre, o que representa um aumento de 19,4% no volume de recursos operados em relação ao semestre anterior. O valor chega a R$ 1,9 bilhão quando somado o valor transacionado pela credenciadora TKS.

A empresa também registrou uma ampliação de 12,9% no número de estabelecimentos ativos, que agora já são 26.651. As ações com foco na renegociação de dívidas tiveram um resultado positivo, com um crescimento de 58% destas operações no primeiro semestre do ano no comparativo com o mesmo período de 2021.

Houve, ainda, avanço na estratégia de expansão dos negócios para outros estados do Nordeste, com a prospecção de lojistas no Ceará e na Paraíba. Em Alagoas, a SEAC obteve um crescimento médio de 67% no credenciamento e um aumento de 42% na ativação de lojistas.

Transformação digital

Os resultados da estratégia de transformação digital que vem sendo implementada no banco já podem ser verificados. Ao final dos primeiros seis meses do ano, 87,6% do total das operações com Banese foram realizadas no autoatendimento, sendo 81,1% delas realizadas nos canais digitais. Um incremento de 17% na quantidade de transações realizadas no Internet e Mobile Banking (app), quando comparado ao semestre anterior.

Além disso, o Grupo Banese lançou, em abril, o banco digital Desty, que possibilitará a conquista de novos mercados e a oferta de soluções financeiras inovadoras que atendam às necessidades de um mundo cada vez mais conectado e digital. Após uma fase piloto, o Desty será lançado para o público em geral no segundo semestre deste ano.

FONTE: Ascom Grupo BANESE – Andréa Moura

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