Você está visualizando atualmente Confira o esquema logístico que órgãos públicos vão adotar durante o Pré-caju

Confira o esquema logístico que órgãos públicos vão adotar durante o Pré-caju

O evento acontecerá entre 4 e 6 de novembro deste ano, na Orla da Atalaia

A Prefeitura de Aracaju e o Governo do Estado apresentaram, nesta terça-feira (1º), o esquema que foi montado pelos órgãos municipais, estaduais e de segurança para o apoio logístico ao Pré-Caju 2022.

O detalhamento das ações ocorreu em coletiva de imprensa, realizada no Palácio do Governo, com a participação do prefeito, Edvaldo Nogueira, do governador Belivaldo Chagas, entre outras autoridades.

De volta após oito anos, o Pré-Caju acontecerá entre 4 e 6 de novembro, na Orla da Atalaia, e contará com grandes atrações, a exemplo de Ivete Sangalo, Léo Santana, Claudia Leitte, Saulo, Harmonia do Samba e É o Tchan.

“Após dois anos de muito sofrimento, dificuldades e tristezas, estamos vivendo mais um momento de grande alegria. É uma festa com grande importância cultural e econômica que nos possibilitará confraternizar, ao mesmo tempo em que gera emprego e aquece o turismo”, destacou o prefeito Edvaldo Nogueira

“Estamos investindo cerca de R$ 1,5 milhão na infraestrutura, limpeza, banheiros químicos e em todas as áreas que atuaremos para que os aracajuanos e visitantes  possam circular nesta festa maravilhosa. O que queremos é que todos saiam felizes”, acrescentou.

Da mesma forma, o governador Belivaldo Chagas frisou que “uma grande logística também foi pensada pelo Estado para que tudo aconteça da melhor forma possível”. 

Esquema

De acordo com o secretário da Defesa Social e Cidadania, tenente-coronel Silvio Prado, que apresentou a logística municipal, para a organização do comércio de ambulantes e fiscalização de ocupação da área, a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) contará com um efetivo de 174 profissionais, por turno, sendo 42 funcionários e 132 contratados. A empresa também ficará responsável pela limpeza da área e recolhimento dos resíduos em todo o perímetro do evento.

A Defesa Civil de Aracaju se concentrará no acompanhamento da montagem e monitoramento das estruturas, enquanto a Guarda Municipal atuará na segurança do transporte público, em especial no reforço do policiamento preventivo dos terminais de integração, com ênfase para o terminal da Atalaia.

Além disso, a GMA, que contará com 100 guardiões, também atuará na proteção de monumentos e áreas de visitação turística da Orla, que estarão isolados. As equipes contarão com 16 viaturas, além de 12 motocicletas. A unidade móvel de videomonitoramento permanecerá fixa em todos os dias do evento na rotatória de acesso ao terminal da Atalaia.

Saúde e Assistência Social

A Secretaria da Saúde de Aracaju realizará ações de Vigilância Sanitária, com monitoramento prévio durante todos os dias de festa. Cerca de oito fiscais estarão atuando. Além disso, 30 agentes de saúde, do Programa de Infecções Sexualmente Transmissíveis/IST distribuirão preservativos masculinos,  femininos e gel lubrificante.

Para o atendimento de emergências no local, um posto médico avançado será montado e contará com uma equipe composta por 50 profissionais, que serão divididos em dois plantões, para qualquer eventualidade. As unidades de Pronto Atendimento dos Hospitais Fernando Franco e Nestor Piva também estarão de retaguarda para o encaminhamento de pacientes.

Além de disponibilizar o Camarote da Acessibilidade, a Secretaria da Assistência Social realizará o serviço de abordagem social. A medida contará com uma equipe, com dez técnicos de referência dos CREAS e Centro Pop, e ocorrerá em toda extensão do Pré-Caju. Também haverá o atendimento de demandas espontâneas, em um stand instalado no evento, que serão encaminhadas através de órgãos da rede de proteção.

Trânsito

A organização do trânsito, segundo o superintendente Municipal de Transportes e Trânsito de Aracaju, Renato Telles,  contará com a atuação de 46 agentes, que ficarão responsáveis pela orientação na região da Orla da Atalaia e proximidade, assim como pelos sete bloqueios fixos e pelos temporários, previstos para acontecer em pontos e horários estratégicos.

Na sexta-feira, dia 4, a partir das 17h, haverá bloqueio nos dois sentidos da via, desde a rotatória próximo ao Kartódromo até a rotatória do Oceanário. No sábado, 5, a interrupção de circulação de veículos em toda a extensão da Orla, sentido praias/Centro, será a partir das 6h, e no sentido Centro/praias, a partir das 10h. Da mesma forma, no domingo, 6, o bloqueio no sentido Centro/praias será de 10h às 5h de segunda-feira, dia 7.

Durante os dias de festa, agentes da SMTT farão uma varredura na via, nos horários de bloqueio, solicitando aos condutores a retirada dos veículos que estiverem estacionados, inclusive em frente aos hotéis.

Haverá o bloqueio fixo do sábado até a segunda, no sentido Norte da avenida Santos Dumont, para que os trios elétricos possam se posicionar para o desfile dos blocos e para que não haja veículos estacionados no percurso. No sentido Sul da avenida, o bloqueio total acontece às 10h, quando será solicitado aos condutores a retirada dos veículos estacionados.

Além dos bloqueios na avenida Santos Dumont, no sábado e domingo, a partir das 10h, também haverá interdição no trânsito na avenida Rotary, próximo ao Terminal da Atalaia. Na Coroa do Meio, também haverá dois pontos de bloqueios: avenida Mário Jorge com rua Urbano Neto, e rua Delmiro Gouveia com Urbano Neto. É importante que a população fique atenta às alterações no trânsito e busque rotas alternativas.

FONTE: F5 NEWS

Deixe um comentário